Na europa o cancro do colo do útero é a segunda causa de morte por carcinoma em mulheres entre os 15 e os 44 anos de idade.
1. O que provoca este carcinoma?
Este cancro não é hereditário, ao contrário da maioria. O cancro do colo do útero é sempre provocado por um vírus - o Papilomavirus humano (HPV).
2. Quem pode ser afectado?
Todas as mulheres que sejam infectadas com tipos de alto risco do HPV poderão desenvolver cancro.
3. Como se transmite o papilomavirus homano (HPV)?
O vírus transmite-se facilmente através de contacto genital. Não é necessário haver penetração e os preservativos não garantem protecção.
4. Pode acontecer a qualquer pessoa?
Pode! O vírus é muito comum, fácil de ser transmitido e pode não dar sintomas.
5. Como é diagnosticado?
O rastreio regular através do exame de Papanicolau (citologia), é uma forma simples de detectar alterações nas células num processo inicial, o que é muito importante, pois, quando diagnosticado precocemente, este carcinoma é na maioria dos casos curável.
De Liliana a 15 de Dezembro de 2007 às 00:24
Estou muito preocupada pois no mes de novembro apareceu-m o periodo 4 vezes com intervalo de 2s ou 3s dias e tnh algumas dores fortes.Isto nao é normal pois nao?? mas tenho muito medo de ir ao ginecologista pois tenho medo de ter cancro do utero.. Por favor respondam ás minhas perguntas..
Liliana,
Tem que falar com o seu médico sobre estas questões pois só ele lhe poderá responder com exactidão.
Entretanto pode enviar um mail para passaapalavra@sapo.pt e um médico da sociedade portuguesa de ginecologia poderá aconselhá-la.
até breve.
Maria Grilo
De lette a 11 de Abril de 2008 às 13:01
olá!
Parece-me que talvez seja importante abordar o HPV no homem, isto é, saber de que forma podem saber se são portadores, ja que nao têm sintomatologia(assim como a mulher),para que se possa iniciar uma vida sexual mais segura, abordar tambem a forma de tratamento e saber as consequencias do virus no homem. Desta forma tambem diminuiremos a taxa de cancro do colo do utero.
aguardo exclarecimento obrigada
Cara Lette,
A sua questão é muito interessante, no entanto requer uma resposta médica. Para obter rapidamente uma opinião pode enviar um e-mail para passaapalavra@sapo.pt e um médico da Sociedade Portuguesa de Ginecologia poderá responder-lhe. Entretanto estamos a preparar um POST sobre este tema para o blog. Muito obrigada pelo seu comentário.
De Carl a 16 de Abril de 2008 às 19:23
Concordo plenamente contigo lette. Aguardo resposta também.
Obrigado
De info.hpv a 1 de Julho de 2008 às 23:16
A carga viral nos homens é normalmente bastante baixa e os testes não estão calibrados para valores tão residuais mas sim testados e vocacionados para o risco de cancro do colo uterino. Estes testes desde que bem testados, com marcação CE-IVD (infelizmente começaram a proliferar soluções baseadas em PCRs caseiros, executadas por entidades que surgem de repente nesta área) são bastante úteis para avaliar o hpv na mulher. Tal acontece porque raramente provoca doença nos homens (além das inofensivas mas inestéticas verrugas genitais) e acrescento que, os estudos do HPV no homem já foram amplamente explorados, e o que acontece é que muitas vezes existem resultados. contraditórios com os da parceira. Ou seja, não é de grande utilidade na práctica clínica estudar o homem. Além disso, recordo que o cancro do colo do útero é uma evolução rara de uma infecção muito comum. Interessa é diferenciar pacientes de maior risco (só uns poucos tipos de HPv têm o potencial para provocar o cancro) e vacinar para a que a dita evolução para carcinoma tenha ainda menos probabilidade de ocorrer.
Comentar post