100 comentários:
De Raquel Oliveira a 12 de Janeiro de 2008 às 00:20
Olá,
Chamo-me Raquel ,tenho 28 anos e foi-me detectado HPV em Setembro. Como a lesão diagnosticada corresponde ao nível II, na mesma data fui submetida a uma conização. No entanto, a amostra retirada não foi suficiente.
Estou a ser vigiada, contudo o médico referiu-me que se fosse minha intenção engravidar teria aproximadamente 6 meses, isto porque prevê que seja necessário num futuro próximo retirarem o útero. Estou preocupada, porque desejo muito ser mãe, já passaram 2 meses, e faltam apenas 4. Tenho consulta ainda em Janeiro, para vermos a evolução, mas receio não poder vir a ser mãe.
A conização influencia a fertilidade? Tenho pesquisado alguma bibliografia, mas não é suficientemente esclarecedora. Se me poderem ajudar... Apesar de evitar de pensar na minha situação, há alturas de maior fragilidade e sinto que estou numa corrida contra o tempo...
De Vanessa a 9 de Junho de 2008 às 17:34
Gostaria de deixar meu testemunho sobre a conização que fiz, devido a um HPV. Correu tudo bem e 6 meses após engravidei de um meninão! 3 anos depois engravidei de outro. Agora terei que retirar o útero mas acredito ser a melhor opção para que eu não tenha maiores surpresas. Falo para todas: Façam acompanhamento médico de 3 em 3 meses.
De Carla Alves a 11 de Janeiro de 2009 às 14:58
Olá Vanessa,

Vi o seu testemunho e quero deixar desde já uma palavra de apoio e dizer que também eu descobri ser portadora do HPV em Junho 2006.
Consultei uma Ginecologista que nada fez para resolver a questão, alegando que o acompanhamento da evolução do virus era a solução.
Não satisfeita consultei uma outra Ginecologista que me deu todo o apoio, explicando o que é o HPV.
Fiz uma conozição em Setembro 2008 e o resultado do tecido retirado foi satisfatório, foi retirada toda a lesão.
Agora tenho consulta para 27 de Janeiro, para comprovar com o papanicolau se está efectivamente tudo bem....se sim...vou tentar engravidar!!!
De sueli a 5 de Junho de 2009 às 15:24
Olá Raquel, passei por uma conização há menos de 30 dias e me sinto ótima , a cirurgia é super tranquila, rápida e vc não sente nenhuma dor, qdo perceber já acabou eu tentei tratar com medicação mas evoluiu e foi melhor fazer logo a cirurgia. Voltei na consulta com minha médica e o resultado da amostra retirada foi carcinoma in situ ( que é o estágio 0 do cancer , que é totalmente tratável e não pecisa retirar agora o utero. Minha médica já me liberou para tentar engravidar pois o risco do problema voltar é grande, para evitar isto deve cuidar muito bem de sua saúde, se alimentando bem e tendo uma vida tranquila para poder manter uma boa imunidade. Então fique tranquila, bem calma e confie em Deus, pois ele tem me ajudado muito superar isto e se vc procurar por ele também vai te ajudar.

Comentar post